';

A APIEM é a Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos, que reúne os principais distribuidores por grosso cujo a sua atividade principal é o comercio internacional de medicamentos.

A sua criação veio preencher um vazio que existia até então no mercado português de distribuição de medicamentos pois, existe agora,  uma entidade que entende os problemas e defende os interesses de quem atua nesta atividade.

A APIEM vem assim facilitar o dialogo entre as Autoridades Públicas e restantes stakeholders da Saúde.

MISSÃO e VALORES

A Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos é uma associação sem fins lucrativos constituída com o objetivo principal de promover o estudo dos desenvolvimentos científicos, regulatórios, económicos e técnicos em matéria de distribuição internacional de medicamentos.

 

Acreditamos que o comércio de produtos farmacêuticos entre diferentes mercados promove uma melhoria dos índices de saúde através do aprovisionamento de medicamentos inovadores a custos menores; beneficiando sistemas de saúde públicos ou privados, pagadores, contribuintes e, acima de tudo, os pacientes.

OBJETIVOS

A APIEM propõe-se a:

-) informar os seus associados e o público em geral sobre os desenvolvimentos ocorridos nas matérias relacionadas à negociação de medicamentos;

 

-) promover a investigação, recolha estatística, e realização de projetos respeitantes à distribuição de medicamentos com especial enfoque no comércio internacional; e,

 

-) cooperar com outras associações que tenham interesses similares ou com estes relacionados.

 

Paralelamente, a APIEM tem ainda como fim representar os interesses comuns dos seus associados, perante as autoridades nacionais, europeias ou internacionais.

HISTÓRIA

Pese embora a APIEM tenha apenas sido formalmente constituída em janeiro de 2017, a distribuição internacional de medicamentos está intrinsecamente ligada à historia da distribuição farmacêutica em Portugal.

 

 

Inseridos num país historicamente virado para o mundo, há décadas que diversos armazenistas se dedicam à distribuição internacional de medicamentes. A afinidade histórica e cultural com os países de língua oficial portuguesa, assim como a proximidade com os parceiros europeus, faz deste conjunto, historicamente, os principais mercados com os quais os operadores portugueses mantêm trocas comerciais regulares.

 

 

Mais recentemente, diversas empresas têm, com sucesso, procurado diversificar os mercados com que trabalham, podendo-se considerar hoje que os distribuidores internacionais de medicamentos portugueses estão entre os mais competentes e abrangentes a nível mundial.

IMPORTÂNCIA DE SER ASSOCIADO

A nossa actividade promove diversos benefícios aos nossos associados e operadores do mercado, para consegui-lo, a APIEM trabalha pontos desafiantes os quais importam acautelar.

 

Desde a gestão dos interesses (por vezes conflitantes) entre os diversos operadores na cadeia de distribuição farmacêutica, passando pelos inúmeros obstáculos regulatórios que são impostos a esta atividade, até ao rebate de relatos informativos imprecisos e nocivos para esta industria.

 

Muitos são os interesses comuns que unem as empresas deste setor, interesses esses que apenas podem ser eficazmente defendidos se agregados numa entidade credível e com representatividade.

 

Se por um lado a APIEM apenas se conseguirá afirmar se for representativa das empresas no mercado, por outro, apenas as empresas associadas da APIEM poderão definir a agenda dos interesses a defender.

ORGÃOS SOCIAIS

A APIEM tem nos seus quadros, profissionais em atuação em algumas das principais empresas nacionais

DIREÇÃO

 

 

Presidente

ANTÓNIO MENDONÇA ALVES

MD PHARMA, SA

 

 

Vice-Presidente

ANA SILVA

NBC MEDICAL, LDA

 

 

Vogal

JOÃO ESTEVES

G.S.V. FARMACÊUTICA, LDA

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

 

 

Presidente

EURICO PAIS

TILIAFARM, LDA

 

 

Secretário

MIGUEL ALMEIDA

GREENMED, LDA

CONSELHO FISCAL

 

 

Presidente

SÉRGIO LUCIANO

QUILABAN, S.A.

 

 

1º Vogal

JOÃO CASTILHO

QUILABAN, S.A.

 

 

2º Vogal

VASCO JORGE

BIOLS, LDA

Mensagem do Presidente

Portugal sempre foi um país virado para o mundo, e com boa razão! O nosso “cantinho” não tem nem nunca teve dimensão suficiente para a nossa capacidade, competência e ambição.

Sempre tivemos e continuamos a ter obrigação de alargar os nossos horizontes!

O setor da distribuição farmacêutica em nada altera este paradigma. Sem o recurso aos mercados externos é altamente improvável que seja possível gerar o volume necessário para fazer face à capacidade instalada, tornando quase impossível a obtenção duma rentabilidade que permita a sustentabilidade das operações.

Na prática, é o recurso aos mercados externos que possibilita (e financia) operações de distribuição farmacêutica de excelência em Portugal.

Há demasiado tempo que os distribuidores internacionais de medicamentos vinham contribuindo para este sector, atuando até como ultimo refúgio em particular nos recentes anos de crise doméstica, sem que tenha havido o devido reconhecimento do seu árduo trabalho, sem que tenham tido a representação que deviam ter e que mereciam ter. Têm até sido fustigados com campanhas mediáticas sem fundamento algum, com contornos surrealistas, sem que tenha havido uma resposta à altura.

Esses tempos terminaram!

Com a criação da APIEM, os distribuidores internacionais de medicamentos têm uma plataforma comum onde podem tratar das questões que afetam o setor. Têm uma voz ativa que os defende.

Citando Vinícius de Moraes, “por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”. Nós, na APIEM, demos o primeiro passo, e contamos com todos os que possam contribuir e queiram caminhar junto connosco.

António Mendonça Alves

  • ASSOCIADOS
    Área de Associados

    Saiba mais sobre as vantagens de ser associado e, se já o é, acesse à sua área exclusiva.

  • NOTÍCIAS
    As mais recentes informações do ramo.

    Mantenha-se informado sobre o que de mais relevante acontece nos mercados internacionais de medicamentos.

  • LINKS UTEIS
    Websites a visitar

    Aqui encontrará os principais websites relacionados com o comercio internacional de medicamentos.

  • CONTATOS
    Fale conosco

    Entre em contato com a APIEM, a comunicação entre associados e participantes do mercado é uma das nossas principais prioridades.